Apresentação

INÍCIO DAS AULAS (MONITORIA E DEPENDÊNCIA):
11 DE MARÇO DE 2019
Qualquer dúvida, contacte a Coordenação de Dependência clicando aqui
Consulte o Manual da Dependência para alunos e responsáveis e saiba todas as informações sobre a dependência clicando aqui.

Projeto APOIAR +: A monitoria do Colégio Souza Amorim

Monitoria

Em 2015 implementamos o nosso Projeto de Monitoria. Seu objetivo é dar suporte aos alunos e trabalhar de maneira a desenvolver a autonomia dos nossos estudantes durante seus estudos. Muitos são os casos de sucesso! Confira os depoimentos de alguns alunos e responsáveis sobre a monitoria clicando aqui.

As turmas de monitoria são formadas em grupos de 10 a 20 alunos. Com uma carga semanal de 1h e 30min, o aluno terá a sua disposição um monitor para tirar suas dúvidas, auxiliá-lo na tarefa de casa, orientá-lo como estudar, oferecer novos exercícios, resolver questões de concurso, entre outros.

Embora em grupo, o atendimento é individual. Embora por vezes haja uma revisão sistemática do conteúdo para todos os alunos, privilegiamos um atendimento que atenda necessidades individuais.

Algumas informações importantes:

Conteúdo:

Por vezes o que é trabalhado na monitoria não condiz com o que é dado na semana escolar. Por dois motivos: 1. Podemos trabalhar conteúdos anteriores (mas que caem nas avaliações) / 2. Podemos trabalhar conteúdos que são pré-requisitos para a aprendizagem do novo conteúdo, que foram ensinados em séries anteriores, carecendo de revisão.

As listas oferecidas durante a monitoria são preparadas por monitores e revisadas pela coordenação da disciplina ou são preparadas pela coordenação da disciplina.

Dinâmica:

O monitor:

  1. Confere se há dever de casa, estimula e auxilia o aluno na realização do mesmo.
  2. Confere se o livro está preenchido até a data correspondente no planejamento. Estimula e auxilia o aluno na realização do que não estiver feito.
  3. Pergunta se há dúvidas gerais e disponibiliza recursos pra saná-las.
  4. Aplica lista que segue as condições mencionadas anteriormente.

Diversos:

  1. Não há reposição de monitoria se o dia da mesma coincidir com um feriado ou recesso.
  2. O vencimento do pagamento da monitoria é dia 10.

Dependência: Uma modalidade

Conceitualmente, a disciplina de dependência é a disciplina que foi cursada, porém não se obteve êxito para a conclusão da mesma. Ou seja, ocorreu a reprovação. É necessário, assim, cursar em período posterior à oferta regular.

O aluno matriculado na Dependência possui o acompanhamento contínuo dos Professores, Coordenação e, eventualmente, Orientação Educacional para identificar obstáculos no caminho e auxilia-lo a ultrapassá-los. Para tanto, desenvolvemos um trabalho que proporcione uma avaliação contínua das práticas de tal maneira que possa (re)orientar o trabalho e intervir sempre que necessário.

Mais que o conteúdo da disciplina, objetivamos que o aluno se sinta seguro, confiante e mobilizado. Para isso, incentivamos o trabalho em grupo, os debates, o estudo regular, a auto-avaliação, entre outros recursos. A Coordenação da Dependência estará sempre disponível aos responsáveis e alunos, basta contactar-nos. Esperamos que este manual possa ser um bom orientador sobre o nosso projeto.

 

Contem conosco!

Coordenação Dependência / Monitoria

Unidade I

Educação Infantil / 1º ao 5º ano
Rua Ápia, 584 – Vila da Penha – RJ

Central de Atendimento:
2481-5799 ou 2481-3002

WhatsApp:
(21) 98374-0616

E-mail: faleconosco.pais@gmail.com

Unidade II

6º ao 9º ano / Ensino Médio
Rua Ápia, 602 – Vila da Penha – RJ

Central de Atendimento:
2481-5799 ou 2481-3002

WhatsApp:
(21) 98374-0616

E-mail: faleconosco.pais@gmail.com